quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Boa notícia em formato de Déjà vu


Hoje soube aqui que a agência DDB, um dos maiores grupos de publicidade do mundo, pretende recorrer à ciência para desenvolver técnicas que tornem os seus anúncios memoráveis.
A empresa londrina contratou Daniel Müllensiefen, formado em psicologia, música e computação em Goldsmiths, na Universidade de Londres.
Especialista em melodias ou sons que facilmente entram no ouvido de quem os ouve, os chamados “bichos de ouvido”, Müllensiefen aplicará testes psicológicos e teorias da neurociência aos alvos das suas campanhas de forma a serem recordadas pelos seus consumidores durante o máximo de tempo possível.
Mais recentemente, os serviços de marketing da DDB começaram a testar métodos como teorias etnográficas ou de comportamento económico para melhorar as suas campanhas..
Ora isto deixou-me, sem dúvida muito contente, porque já algum tempo que todos os publicitários (que estejam minimamente atentos à evolução do comportamento do consumidor) repararam que isto está cada vez mais difícil...
Às vezes isto mais parece uma rotunda, em que andamos andamos andamooooosss e nunca saímos do círculo nem chegamos a lado nenhum. Com todo o ruído que anda para aí já ninguém se impressiona com nada, cada vez é mais difícil chamar a atenção (pelos bons motivos) e mais do que passar a mensagem, conquistar!
Ora isto é tudo muito bonito e deixou-me muito contente, mas só queria fazer aqui um parêntises:
Eu já falo nesta hipótese há muito tempoooo!
Mas claro, vozes de burro não chegam ao céu e enquanto eu só sugería e me calava à medida que  ridicularizavam a situação, outros fizeram.
E a verdade é que isto no fundo (bem lá no fundo) até me deu um certo prazer, porque para além de acreditar que vai trazer benefícios para toda  esta classe (publicitários)...quem é que não gosta de ter razão? ;)

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